"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Álcool e Morte X Responsabilidade e Vida

Por: Fábio Marzarotto

Até que enfim o Legislativo e o Executivo brasileiro se posicionaram a favor da vida humana. A nova Lei que proíbe totalmente que quem consuma álcool dirija no Brasil só tem um objetivo o de salvar vidas. Vidas que são ceifadas por motoristas alcoolizados em nossas ruas e rodovias.

Quem nunca ouviu o seguinte questionamento: “Quanto vale uma vida?” A resposta todos nós sabemos, não há nada que pague o valor de uma vida humana. Porém o que vejo, ouço e leio nos dias atuais é que o lucro de alguns vale mais do que a vida de outros, será mesmo que a ganância do homem vai conseguir falar mais alto do que a vida. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males (I Ti 6.10 Bíblia).

Resta-nos esperar e ver se o Judiciário corresponderá a favor da vida ou da morte, do Álcool ou da Responsabilidade descrita no Artigo 5º de nossa Constituição. Já é hora de classificarmos a embriagues ao volante como crime hediondo. Sim, pois a cada semana vemos mais e mais cenas nos telejornais de bárbaros para não dizer trogloditas que dirigem embriagados, levando o pânico as nossas ruas e rodovias.

Esta é a nossa opinião e posição diante deste assunto, e a sua qual será? Álcool e Morte ou Responsabilidade e Vida?

Tem problema com o álcool ou drogas? Participe do Grupo de Mutua-Ajuda AMAR A VIDA para usuários e familiares todas as quintas as 20hs. Maiores informações (49) 9914-4081.

AMAR A VIDA

Promovendo Saúde!!!

ÁLCOOL

Por: Fábio Marzarotto

O álcool é a droga lícita mais consumidas no Brasil, seu consumo não só é tolerado, mas também incentivado como demonstração de “bem viver”, além de ser fonte de vultosos lucros. Seu uso em nosso país é regulamentado por leis que proíbem a sua comercialização para menores de 18 anos e também aos motoristas de veículos automotores.

A variedade de formas de apresentação e marcas comerciais de bebidas alcoólicas é imensa, sejam elas de origem destilada ou fermentada, com os destilados habitualmente possuindo maior concentração do princípio ativo, o etanol. Além do etanol (o álcool mais comum), as bebidas freqüentemente contêm corantes, aditivos, compostos vegetais, essências, etc., que podem ter efeitos danosos. As bebidas alcoólicas são classificadas como depressoras do sistema nervoso central, isto significa dizer que se você estiver triste beber não vai resolver, bem pelo contrário.

Por irritar o cérebro, o etanol facilita a ocorrência de convulsões. O álcool pode também desencadear ou agravar quadros de pancreatites, hepatites, neuropatias, demência, desnutrição, derrames cerebrais e infartos, distúrbios da coagulação do sangue (naqueles com algum grau de insuficiência hepática), agravos relativamente comuns entre pessoas que vivem com HIV/AIDS. O álcool também potencializa efeitos perigosos de outros medicamentos, principalmente calmantes e soníferos, que podem ter efeitos colaterais perigosos quando a ele associados, também aumenta ainda o risco de infecções, por prejudicar o funcionamento das células de defesa.

Todos os efeitos maléficos já apresentados acima são resultado de pesquisas sérias. E não param por aí as conseqüências causadas também na sociedade como o resultado de dirigir embriagado, etc. Há muito tempo a Bíblia já adverte da conseqüência no abuso de álcool (Provérbios 23:29-35).

Tem problema com o álcool/drogas? Participe do Grupo de Mutua Ajuda AMAR A VIDA. Maiores informações (49) 9914-4081.

AMAR A VIDA

Promovendo saúde!!!

DROGAS

Por: Fábio Marzarotto

Droga é toda substância (álcool, cigarro, drogas ilícitas, ervas medicinais e remédios farmacêuticos) que pode levar a dependência química (doença do vício) , na história da humanidade elas sempre surgem associadas ao uso medicinal; ritos sagrados; busca do prazer; melhoria do desempenho (guerra, trabalho, sexo, atividade intelectual, produção artística, etc).

Atualmente o grande problema do Brasil é o álcool, basta ligarmos a televisão ou lermos o jornal que diariamente nos deparamos com uma notícia na qual o abuso desse tipo de bebida ocasionou mortes no trânsito, brigas, entre outros.

Temos também o uso do cigarro e os malefícios que faz a toda a sociedade, principalmente na saúde pública.

Não podemos nos esquecer das drogas ilícitas que são as maiores impulsionadoras da degeneração da humanidade como vemos através do alto índice de criminalidade. Dentre as mais utilizadas nos dias atuais estão: crack; maconha; cocaína; ecstasy.

Buscaremos numa série de artigos falar um pouco sobre cada uma delas, seus efeitos nos usuários, familiares e sociedade. Nossa idéia é informar os prezados leitores com o propósito de ajuda-los a terem uma melhor qualidade de vida, e também auxiliar as famílias de pessoas que tem este problema, bem como o próprio dependente químico.

Com este intuito a AMAR A VIDA (Associação Missionária Assistencial Reabilitando A Vida) trabalha com prevenção e promoção de saúde.

AMAR A VIDA

Promovendo Saúde!!!


DESTINO FINAL