"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

DROGA GERA VIOLÊNCIA

O 2ºBPM está promovendo a campanha cujo título é o mesmo de nosso artigo de hoje. O crescimento da violência em Chapecó e toda região esta relacionada com as drogas. E o que nossas autoridades tem feito? A policia militar está de parabéns com o PROERD e agora com essa campanha. Mas a de se deixar claro que está não é a função da policia militar. Essa responsabilidade é de nossos políticos, tanto do executivo como do legislativo bem como do judiciário.
A campanha elaborada visa o aumento de denúncias com relação ao tráfico e consumo de drogas, além de chamar atenção da sociedade como um todo para reagir à onda de violência que a tem assolado. Bem que eu gostaria de ver a população engajada nessa campanha contra as drogas. Porém temos de ser realistas, nós brasileiros só nos indignamos no sofá da sala vendo televisão ou quando somos vitimados em decorrência desta situação. Mas dificilmente saímos das queixas para a ação.
Resta perguntar ainda onde vamos colocar toda essa gente que será presa por tráfico? E que destino será dado aos usuários flagrados? Temos estrutura para atender essa demanda? Nós queremos reabilitar essas pessoas ou simplesmente no livrar delas? Como vamos quebrar esse ciclo? Cadê a responsabilidade social de nossas empresas? Quando vamos investir realmente no ser humano e não no nosso próprio bolso? A crise financeira que seja bem vinda a uma sociedade onde o ter vem antes do ser. Quando confiamos no dinheiro e não em Deus, jamais teremos paz.
Eu auxilio os usuários de drogas que desejam largar essa vida. E você, vai fazer o quê para diminuir a violência?
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.
Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

terça-feira, 11 de novembro de 2008

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA VI

Semana passada falamos sobre as Fases da Desintoxicação, Abstinência e Continuidade. Hoje terminaremos a série de artigos sobre o Pré-Tratamento e Tratamento que se iniciaram no dia 09/10. Só pra relembrarmos as Fases do Pré-tratamento é composta por seis fases: Negação; Ambivalência; Motivação extrínseca; Motivação intrínseca; Prontidão para mudanças; Prontidão para o tratamento. Já o Tratamento tem quatro fases: Desintoxicação; Abstinência; Continuidade; Mudança de Identidade e Integridade. Vejamos então a última fase do Tratamento: A Fase da Mudança de Identidade e Integridade é a etapa em que “a sobriedade está internalizada, isto é, o indivíduo não mais se preocupa conscientemente em manter a sobriedade, mas aceita o fato como sendo pré-requisito da nova opção de viver pela qual se decidiu”
A fase da Continuidade e a fase da Mudança de Identidade e Integridade fazem o ‘meio de campo’ entre a internação e a pós-internação, iniciam fortemente durante a internação e devem continuar na pós-internação. (Baseado em palestra do Prof. Rolf Roberto Krüger)
Uma vez dependente químico assim será até o final de sua vida, podendo ser ativo ou inativo. Busquemos ser inativos continuemos nossos tratamentos diariamente freqüentando grupos de apoio e auxiliando ex-colegas de vício e seus familiares. Obs: Não recomendo ao dependente que auxilie outro dependente químico antes de dois anos de sobriedade, devido ao alto risco de recaída.
Nos próximos artigos vamos buscar entender porque a espiritualidade é uma das partes mais importantes dentro do processo de reabilitação do dependente químico.
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA V

Hoje adentremos as Fases do Tratamento propriamente dito, que são quatro: Desintoxicação; Abstinência; Continuidade; Mudança de Identidade e Integridade.
A Fase da Desintoxicação: corresponde, basicamente, à primeira parte de uma internação. É no decorrer dessa fase que a motivação verdadeira virá à tona. Ela é marcada:
1. pela crise de abstinência de SPA (Substância Psicoativas);
2. pelo período de adaptação às instalações e convívio com o grupo;
3. pela saudade dos familiares;
4. pela sensação de estar bem e não necessitar mais da internação, conhecida como crise do ‘Já tô bom’ que muitas vezes leva à desistência da internação.
A Fase da Abstinência: faz parte dessa fase, lidar com a ameaça de sustentar a abstinência. Reconhecer os ‘avisos do corpo’ quando ameaçando uma provável recaída e um auto-exame dos contribuintes psicológicos e internos, reorganizando o plano de vida, bem como a conexão a uma rede social que visa viver livre do uso da SPA.
A Fase da Continuidade: é caracterizada por uma determinação pessoal de adquirir e manter o comportamento, atitudes e valores com o estilo de vida na sobriedade. A ênfase é sobre o gerenciamento da vida, assumindo um modelo de conduta preventivo que identifica circunstâncias e situações que podem levar a uma recaída. Estabelecendo objetivos sociais para melhorar a vida, trabalho, relacionamentos (que auxiliam na reabilitação), saúde, obrigações e responsabilidades. A SPA já não é mais uma solução para problemas e sim a causadora de problemas. (Baseado em palestra do Prof. Rolf Roberto Krüger)
Termina semana 13/11...
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

DESTINO FINAL