"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A DROGA É MELHOR!?

Hoje em dia é quase normal, nos oferecerem drogas, como se fosse a melhor coisa do mundo. Enquanto é cada vez mais raro e parece coisa de outro planeta nos oferecem Jesus como se a vida com Ele fosse uma droga.
Dizem que usar drogas não é ser careta, está na moda, em dia com o seu tempo, curte a vida, mostra e aproveita a sua liberdade, faz altas viagens, conhece o paraíso, fica maneiro, esquece os problemas da vida e o stress cotidiano.
Não dizem, que você se tornará um dependente. Aí, surge um consumidor, de quantidade cada vez maior, de produto cada vez pior, um escravo, que gasta todos os recursos para manter o vício. Venderá tudo que tem e até o que não tem, roubará e até matará para manter-se, ainda que a sua consciência (enquanto existir), seja contra.
Isso é “curtir” a vida, na sarjeta, no submundo, na miséria, na delegacia, na cadeia. Problemas? Não os terá mais, pois perderá tudo; a sua família, o seu trabalho, a sua saúde. Sua única preocupação será manter suas viagens, cujo destino final será a morte, após uma overdose, uma agulha contaminada, o corpo com uma doença terminal, ou pela destruição que naturalmente sofrerá.
Mentem e você só descobrirá a verdade, quando não conseguir mais sair. Afinal, o que se tem a perder!? Você não é careta; e ser preso, se tornar um trapo humano, um viciado, e morrer, está na moda, assim como a violência, o tráfico, o criminoso. Isto é ser livre, diferente, bacana, esperto e atual!
Quanto a Jesus! Embora não engane diga a verdade, viver com Ele é ser careta. O que Ele tem a oferecer? Isto é que é uma droga. Quem teria coragem de traficar o que Jesus oferece?
Verdadeira liberdade (João 8:36); Perdão (I João 1.9); Vida abundante e eterna (João 10:10, 3:15-18); Preenche o vazio que há em nós, dá razão ao nosso viver, felicidade plena, e nos enche de alegria verdadeira e constante. Quem quer isto?
Quer ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

A ESPIRITUALIDADE NA REABILITAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO

Porque a espiritualidade e fundamental no processo de reabilitação do usuário? A resposta é simples quando se busca tratar um doente precisamos olhar ele por completo, não podemos nos esquecer que o ser humano é corpo, alma e espírito. Se não cuidarmos dessas três partes o tratamento dificilmente vai obter sucesso.
O espírito é o grande problema do dependente e não só dele, mas de toda a humanidade. Porque digo isto? Basta olharmos para nós mesmos e para os que estão a nossa volta e iremos perceber que sentimos a falta de algo em nossas vidas, por mais sucesso que obtemos, sempre falta algo. Temos um buraco em nossas vidas, um vazio e estamos sempre tentando preenchê-lo. Todos tentam tapar esse buraco com trabalho, drogas, dinheiro, posses, comida, festas, jogos, etc. Estas são algumas das infinitas formas que tentamos para preencher o vazio.
Porém este vazio é o nosso espírito e nada do que pensamos ou fazemos poderá preenchê-lo a não ser DEUS por meio da fé. Mas o que é fé? A melhor definição de fé que já encontrei até hoje está na Bíblia Sagrada em Hebreus 11.1. Simplificando fé não vê ou sente, mas espera com certeza. É muito raro encontrar um dependente químico fora do vício por mais de dois anos que não teve um encontro pessoal com DEUS por meio da Bíblia.
Sem que se coloque DEUS em primeiro lugar dificilmente haverá espiritualidade e uma reabilitação sólida. Minha dica para quem quer se manter sóbrio é além de fazer o tratamento buscar conhecer DEUS através da leitura bíblica e conversar com Ele. Se precisar de alguma orientação escreva-me e terei prazer em ajudar.
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

ALA DE DESINTOXICAÇÃO UMA NECESSIDADE

Em nosso artigo da semana passada disse que falaríamos sobre espiritualidade no processo de reabilitação do dependente químico. Porém, antes de começarmos a falar sobre tal assunto é necessário falarmos sobre a desintoxicação ambulatorial.
Este é o processo inicial de tratamento, pois os primeiros dias são os mais difíceis devido a grande ansiedade do organismo pelas substâncias psicoativas. Esta ansiedade elevada é chamada de crise de abstinência e pode levar a pessoa a ter alucinações, convulsões, etc. Por isso faz se necessário o acompanhamento vinte quatro horas por dia de uma equipe médica.
Chapecó possuía uma ala psiquiatra no Hospital Regional onde eram feitas as desintoxicações de dependentes químicos. Mas vergonhosamente há alguns anos esta ala foi fechada sem mais nem menos. Uma cidade com cerca de 164 mil habitantes segundo o IBGE, tem agora que enviar seus habitantes a outras cidades da região.
Há alguns dias atrás tive de encaminhar um usuário que queria ajuda e pasmem todos os hospitais da região que prestam este tipo de serviço pelo SUS estão lotados e chegam a ter fila de espera que vai até os primeiros meses de 2009.
Estamos sofrendo uma epidemia de crack e outras drogas. As mesmas geram cerca 85% da violência segundo fala do Coronel da Policia Militar. Eu quero aqui suplicar a nossas autoridades que tomem alguma providência pela reabertura desta ala ou uma nova ala. Precisamos tratar essas pessoas e trabalhar a prevenção ao uso de drogas de forma exaustiva com nossa população.
Façam alguma coisa, acordem!!!
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL