"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sancionada a Utilidade Pública Municipal

Foi sancionada no dia 20 de maio na Prefeitura Municipal de Chapecó a Lei Municipal Ordinária nº 5556/2009 de 20/05/2009 que declara a Utilidade Pública da Associação Missionária Assistencial Reabilitando a Vida - AMAR A VIDA.

IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA RECUPERAÇÃO II

Na semana passada começamos a ver a grande importância que a família tem no tratamento do dependente químico. Hoje veremos o terceiro ponto porque ela é importante na recuperação de seu ente querido.

3. O dependente sente dificuldades em organizar novas rotinas para sua vida sem as drogas. O dependente de drogas precisa de apoio para superar as dificuldades e estabelecer um novo modo de vida sem drogas. Vários fatores interferem nessa tarefa. A pessoa pode estar fora do mercado de trabalho há muitos anos, desatualizada e sem contatos que lhe proporcionem voltar em curto prazo. Pode ter saído da escola muito jovem e agora está pouco qualificado para um bom emprego. Há dificuldade em se relacionar com as pessoas, agüentar as frustrações, saber esperar a hora certa para tomar a melhor atitude. A autocrítica do dependente por vezes é dura consigo mesmo. Deixa um clima depressivo e de fracasso no ar. Isso pode fazer com que os planos para o tratamento sejam deixados de lado.

4. A família no tratamento mostra que o diálogo ainda existe. A rotina da dependência química traz ressentimentos para todos. Muita roupa suja vai ser lavada. No entanto, é preciso entender que se trata de uma doença. Em um primeiro momento a motivação do dependente para a mudança e do apoio da família para mantê-lo motivado são importantíssimos. Isso demonstra que a família ainda é capaz de se unir, conversar e resolver seus problemas. Quando o momento de ir para o tanque chegar, todos estarão fortalecidos e o assunto será tratado com mais ponderação e menos emoção.

Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”. Reuniões todas as quintas-feiras às 20h, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) próximo à rua 7 de Setembro. Esperamos por você!

Fábio Marzarotto

amaravida@ymail.com

IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA RECUPERAÇÃO

A família é fundamental para o sucesso do tratamento da dependência química. Pensar que tudo se resolverá a partir de uma internação ou após algumas consultas médicas é uma armadilha. A dependência é um problema que se estruturou aos poucos na vida da pessoa, levou anos para aparecer. Muitas áreas foram afetadas: o desempenho escolar, a eficiência no trabalho, a qualidade dos relacionamentos, o apoio da família, a confiança do patrão, o respeito dos colegas. Como esperar, então, que algo presente na vida de alguém há tempo e que lhe trouxe tantos comprometimentos desapareça de repente? Quem decide começar um tratamento se depara com os sintomas de desconforto da falta da droga e, além disso, com um futuro prejudicado pela falta de suporte, que o indivíduo perdeu ou deixou de adquirir ao longo da sua história de dependência.

Todos podem ajudar: o patrão, os amigos, os vizinhos, mas o suporte maior deve vir da “família”. As chances de sucesso do tratamento pioram muito quando a família não está por perto.

Veja porque a família é tão importante:

  1. Ele muitas vezes não tem a noção completa da gravidade do seu estado. Por mais que deseje o tratamento, acha que será mais fácil do que imagina. Por isso, se expõe a situações de risco que podem leva-lo de volta ao consumo.
  2. Ele sente necessidade de 'se testar', expondo-se a riscos para ver se seu esforço está valendo a pena. A família deve ajuda-lo estabelecendo com o ele regras que ajudem a afasta-lo da recaída. Todo o tratamento começa com um mapeamento dos fatores e locais de risco de recaída. A família deve ajuda-lo a evitar esses locais. Isso não deve ser feito de modo policial. Não se trata de fiscalizar. Trata-se de chamá-lo à reflexão e a responsabilidade sempre que esse, sem perceber ou se testar se expuser ao risco da recaída.

Venha ao Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”. Reuniões todas as quintas-feiras às 20h, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) próximo à rua 7 de Setembro. Esperamos por você!

Fábio Marzarotto

amaravida@ymail.com

DESTINO FINAL