"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Começa o FÉ NA PREVENÇÃO

Em 14 de outubro de 2009 teve início o Projeto Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins - "Fé na Prevenção", promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e executado pela Unidade de Dependência de Drogas (UDED) e pelo Laboratório de Ensino a Distância do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
A AMAR A VIDA tem 6 voluntarios fazendo o curso.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CRACK NEM PENSAR E AMAR A VIDA

Na tarde de terça-feira 5 de outubro de 2009, às 14 hs AMAR A VIDA fez parte de mais uma palestra da campanha CRACK NEM PENSAR do Grupo RBS. Desta vez a palestra envolveu cerca de 260 adolescentes do SENAC/Chapecó no auditório do hotel Itatiaia. A palestra contou com a presença da apresentadora da rádio Atlântida de Chapecó Juliana, a promotora de eventos Julie  também do grupo RBS, a professora Nuely da Unochapecó e o presidente da AMAR A VIDA Fábio. A palestra se desenvolveu na primeira parte através de exibição de videos e slides e na segunda através de perguntas e respostas feitas pela apresentadora da Atlântida e o público presente a professora Nuely e ao Fábio.

As drogas e o contrato de trabalho.

Prezados Leitores,

Conforme relatado pela ONU [ relatório em 2008 ] e amplamente noticiado, o nosso País ocupa o segundo lugar nas Américas quando o assunto é o consumo de drogas. Isso tem um negativo reflexo no mercado de trabalho.

O consumo de drogas (lícitas e ilícitas) estão cada vez mais sendo usadas pela população ativa. Uma das causas, é a pressão da competição no ambiente de trabalho e as exaustivas jornadas de trabalho.

Empresas de grande porte já adotam programas de amparo ao empregado que está exposto ao vício, sendo compromisso principal a manutenção do vínculo de emprego.

O problema é gravíssimo, pois basta imaginarmos profissionais que exercem atividades de elevada responsabilidade, fazendo uso de drogas, a exemplo dos motoristas de coletivos, controladores de vôo, militares, etc. O que fazer ?

Alguns juristas defendem que instituir controles através de exames periódicos (antidoping) é violar a intimidade do indivíduo, do empregado; Outros, possuem uma visão social do problema e defendem tal acesso em prol da coletividade.

Existe um exemplo verídico que retrata bem a dimensão dessa preocupação, que foi um acidente no Alaska em 1989 com um Navio Petroleiro, conduzido por um Comandante drogado e alcoolizado, que causou catastrófico acidente ecológico.

Independente das duas correntes, é importante que as empresas que empregam farto contigente de trabalhadores, se articulem no caminho da criação de uma lei regulamentando esse tipo de controle médico dos empregados, ou, que firmem acordos coletivos de trabalho estabelecendo regras para monitoramento do problema, sempre lembrando que o uso das drogas não pode ser motivo de uma demissão sumária, e sim de afastamento para o devido tratamento médico.
O que é preciso lembrar, que o uso do bafômetro mede a quantidade de álcool no sangue do indivíduo, e quanto ao consumo de drogas [ cocaína, maconha, ácidos], o que fazer ? Fica aqui o nosso questionamento e bandeira, de que isso precisa ser enfrentado.

Sds Marcos Alencar.

http://www.marcosalencar.com.br/2009/06/16/as-drogas-e-o-contrato-de-trabalho-o-que-fazer/

DESTINO FINAL