"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

III ENCONTRO ESTADUAL DE CAPs

III ENCONTRO ESTADUAL DE CAPs

Nos dias 03, 04 e 05, no Centro de Cultura e Eventos ocorreu o III Encontro Estadual de CAPs (Centro de Atenção Psicossocial). Haviam participantes de diversos estados e também da Argentina e Itália. Conheci então a origem desse serviço da rede pública de saúde que busca acompanhar, tratar e desenvolver atividades de re-inserção social e comunitária de crianças, adolescentes e adultos portadores de transtornos mentais graves a moderados, dependência química e suporte familiar.
Ouvi muitas idéias e trabalhos desenvolvidos na área da saúde mental onde estão inclusas as pessoas que tem problemas com dependência química em nosso país. Há experiências que estão dando certo, porém muito pode ser melhorado. Meu maior interesse é com relação ao CAPs – AD que trata de pessoas dependentes de álcool e outras drogas (em Chapecó localizado a rua Adolfo Konder nº. 92D bairro Jardim Itália fone: (49) 3328-7748).
Concordamos que há uma epidemia de crack e a necessidade de uma união entre a rede pública de saúde, Grupos de Apoio, Comunidades Terapêuticas, etc. Para se ter uma visão do todo é importante ouvir os que saíram do vício, pois eles podem ajudar-nos a construir algo realmente eficiente na prevenção e recuperação numa linguagem que os usuários entendam.
Não há uma receita pronta, mas podemos buscar muitas respostas com a ciência. E porque não com Deus? Como é falado por muitos profissionais da área devemos ver o ser humano como um todo, pois somos constituídos de corpo, alma e espírito.
Precisa de ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (fundos da Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL