"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

terça-feira, 23 de setembro de 2008

POLÍTICAS PUBLICAS E AS DROGAS

POLÍTICAS PUBLICAS E AS DROGAS


Ao acompanhar as eleições municipais de nossa região, tenho lido algumas propostas de candidatos até que interessantes para a questão das drogas, mas ainda deixam a desejar. Sei que todas têm boas intenções, mas é necessário se ter uma visão do todo para que possamos construir uma política antidrogas realmente eficiente. Vemos poucas ações por parte dos poderes públicos para combater as drogas e por vezes estas ações estão voltadas apenas para situações emergenciais pelo fato de estas serem as maiores geradoras da violência que atinge nossas cidades.
Precisamos observar e olhar atentamente o impacto desta epidemia. O que efetivamente está ocorrendo em nossa sociedade e no seio de nossas famílias? O que tem empurrado cada vez mais jovens para o mundo das drogas? Devemos ouvir dependentes químicos e familiares que saíram disto. Eles sim podem ajudar-nos a construir algo realmente eficiente e dentro da linguagem que os usuários entendam.
Uma política antidrogas que não aborda a promoção de saúde, a prevenção, o tratamento de usuários e a re-inserção deste na comunidade em que vivem, jamais terá pleno êxito. Precisamos parar de apenas “apagar incêndios” e começar a trabalhar para que isto pelo menos diminua. Sinceramente enquanto não enfrentarmos este problema com a união de todas as ferramentas que temos, como Grupos de Apoio, CAPs – AD, Comunidades Terapêuticas, PROERD, etc., jamais vamos diminuir efetivamente este problema e o índice de violência em nossas cidades.
Precisa de ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL