"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

terça-feira, 11 de novembro de 2008

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA VI

Semana passada falamos sobre as Fases da Desintoxicação, Abstinência e Continuidade. Hoje terminaremos a série de artigos sobre o Pré-Tratamento e Tratamento que se iniciaram no dia 09/10. Só pra relembrarmos as Fases do Pré-tratamento é composta por seis fases: Negação; Ambivalência; Motivação extrínseca; Motivação intrínseca; Prontidão para mudanças; Prontidão para o tratamento. Já o Tratamento tem quatro fases: Desintoxicação; Abstinência; Continuidade; Mudança de Identidade e Integridade. Vejamos então a última fase do Tratamento: A Fase da Mudança de Identidade e Integridade é a etapa em que “a sobriedade está internalizada, isto é, o indivíduo não mais se preocupa conscientemente em manter a sobriedade, mas aceita o fato como sendo pré-requisito da nova opção de viver pela qual se decidiu”
A fase da Continuidade e a fase da Mudança de Identidade e Integridade fazem o ‘meio de campo’ entre a internação e a pós-internação, iniciam fortemente durante a internação e devem continuar na pós-internação. (Baseado em palestra do Prof. Rolf Roberto Krüger)
Uma vez dependente químico assim será até o final de sua vida, podendo ser ativo ou inativo. Busquemos ser inativos continuemos nossos tratamentos diariamente freqüentando grupos de apoio e auxiliando ex-colegas de vício e seus familiares. Obs: Não recomendo ao dependente que auxilie outro dependente químico antes de dois anos de sobriedade, devido ao alto risco de recaída.
Nos próximos artigos vamos buscar entender porque a espiritualidade é uma das partes mais importantes dentro do processo de reabilitação do dependente químico.
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL