"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA V

Hoje adentremos as Fases do Tratamento propriamente dito, que são quatro: Desintoxicação; Abstinência; Continuidade; Mudança de Identidade e Integridade.
A Fase da Desintoxicação: corresponde, basicamente, à primeira parte de uma internação. É no decorrer dessa fase que a motivação verdadeira virá à tona. Ela é marcada:
1. pela crise de abstinência de SPA (Substância Psicoativas);
2. pelo período de adaptação às instalações e convívio com o grupo;
3. pela saudade dos familiares;
4. pela sensação de estar bem e não necessitar mais da internação, conhecida como crise do ‘Já tô bom’ que muitas vezes leva à desistência da internação.
A Fase da Abstinência: faz parte dessa fase, lidar com a ameaça de sustentar a abstinência. Reconhecer os ‘avisos do corpo’ quando ameaçando uma provável recaída e um auto-exame dos contribuintes psicológicos e internos, reorganizando o plano de vida, bem como a conexão a uma rede social que visa viver livre do uso da SPA.
A Fase da Continuidade: é caracterizada por uma determinação pessoal de adquirir e manter o comportamento, atitudes e valores com o estilo de vida na sobriedade. A ênfase é sobre o gerenciamento da vida, assumindo um modelo de conduta preventivo que identifica circunstâncias e situações que podem levar a uma recaída. Estabelecendo objetivos sociais para melhorar a vida, trabalho, relacionamentos (que auxiliam na reabilitação), saúde, obrigações e responsabilidades. A SPA já não é mais uma solução para problemas e sim a causadora de problemas. (Baseado em palestra do Prof. Rolf Roberto Krüger)
Termina semana 13/11...
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

DESTINO FINAL