"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA IV

Hoje terminaremos de ver as Fases do Pré-Tratamento e revisaremos cada uma delas e suas principais características para que no próximo artigo adentremos o Tratamento propriamente dito.
A Fase da Prontidão para o Tratamento: é quando o dependente químico vê neste a única opção. Reconhece a necessidade de mudança e que ‘sozinho não consegue parar’. Ainda assim é possível a busca por um certo alívio e não o tratamento propriamente dito. ‘Por isso é recomendável que se faça um certo teste na entrevista preparatória, mostrando as dificuldades que o candidato à internação irá passar, para sentir a sua disposição’.
Concluindo as Fases do Pré-Tratamento relembremos cada uma delas e sua principal característica:
Negação o usuário não admite que é viciado. E diz: “Eu não sou viciado e paro quando quero”! Ou: “Eu só bebo socialmente”! ;
Ambivalência é a fase do ‘assume não assumindo’ do ‘eu sou, mas não sou’. Só admite que é quando o bicho está pegando, depois quando as coisas ficam favoráveis já não admite mais.
Motivação extrínseca caracteriza-se essencialmente pelo fato do usuário não estar no tratamento por vontade própria. Ele fala: ‘(alguém) me internou’ é a Fase ‘dos outros é que me complicam a vida’.
Motivação intrínseca é marcada pela “aceitação do uso de drogas e seus problemas associados, e um desejo de mudança baseado em razões internas positivas e negativas”.
Prontidão para mudanças é caracterizada por tentativas ‘menores’ para se abster das drogas. (Baseado em palestra do Prof. Rolf Roberto Krüger)
Continua semana que vem dia 06/11...
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL