"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

domingo, 19 de outubro de 2008

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA I

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA


Para falar de tratamento é necessário saber um pouco mais sobre Alcoolismo Crônico e Dependência Química. Como surgiram? São recentes na história da humanidade. O álcool passou das bebidas fermentadas para as destiladas. Na antiguidade só os Reis e os ricos é que tinham condição financeira de fabricar para si de forma artesanal bebidas alcoólicas como o vinho. O restante da população só bebia em ocasiões especiais como casamentos, por exemplo. Não estavam disponíveis como hoje, pois os custos eram altos.
Só com o surgimento da industria é que as bebidas alcoólicas passaram a ser produzidas em larga escala, por conseqüência seus preços se tornaram acessíveis. O que levou seu uso de esporádico para diário. A expressão “alcoolismo” surge no ano de 1795, “alcoolismo crônico” em 1851, e o conceito de doença só surge em 1941.
Portando falar de tratamento é algo novo. Um tratamento para uma doença deve estar baseado na cura da pessoa ou fazer com que ela estacione que é o caso da dependência. Jamais devemos abordar um tratamento na tentativa de reduzir ou somente amenizar o sofrimento do paciente. É necessário saber onde se quer chegar.
O Tratamento é dividido em dois, Pré-Tratamento e Tratamento. O Pré-Tratamento é subdividido em seis fases na seguinte ordem: Negação; Ambivalência; Motivação extrínseca; Motivação intrínseca; Prontidão para mudanças; Prontidão para o tratamento. Já o Tratamento é subdividido em quatro: Desintoxicação; Abstinência; Continuidade; Mudança de Identidade e Integridade. (Baseado em palestra do Prof. Rolf Roberto Krüger)
Continua 16/10...
Queres ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL