"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

CRACK

Semana passada a TV Globo exibiu uma série de reportagens sobre o Crack, a qual deu o nome de “Epidemia do Crack”. O que me deixou pasmo foi o fato de o Ministério da Saúde dizer que não existe epidemia. Basta ter olhos e ouvidos para ver, ler e ouvir todos os dias na mídia, apreensões, famílias sofrendo e crimes sendo cometidos, por causa do Crack, em todas as regiões do País. Aonde chegaremos negando algo que esta acontecendo? Porque tal série de reportagens só foi exibida no horário em que poucas pessoas assistem depois das 24hs? Por que não no horário nobre?

O Crack é o lixo da cocaína, é vendido na forma de pequenas pedras, que se volatilizam quando aquecidas. Inalado ou fumado em cachimbos, é absorvido imediatamente pelos vasos sangüíneos. Estimula o cérebro e provoca euforia e sensação de onipotência. Há dilatação da pupila, aumento da percepção, do ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos.

Os efeitos trazem irritabilidade, delírios, alucinações, aumento de temperatura e pressão arterial, convulsões, problemas respiratórios e cardíacos. Também ocasiona perda de peso, problemas com a visão e dificuldade para dormir. Com o aumento das doses, começam a aparecer sinais de irritabilidade, agressividade, "visões” (alucinações) e delírios, levando à toxicomania. Pode ainda produzir dilatação das pupilas, taquicardia, degeneração muscular, ansiedade, pânico, pensamentos paranóicos, agressividade, irritabilidade, crises convulsivas podendo ocorrer morte por overdose. A cocaína é uma droga reforçadora dos seus próprios efeitos. Isto quer dizer que desaparecido o efeito inicial, o usuário é fortemente tentado a continuar o seu uso, empregando nova dose.

Precisa de ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto

marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL