"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

domingo, 19 de outubro de 2008

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA II

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA


As fases do Tratamento que vimos semana passada e que veremos a partir de hoje mais detalhadamente desenvolvem-se de forma bastante particular na vida de cada dependente químico, sendo assim, o tempo de cada uma varia de pessoa para pessoa.
A Fase de Negação: (especialmente em alcoólicos) parece ser a mais longa devido a não admissão do problema, pelo usuário, apesar das evidências serem claras. A mentira “passa a ser o ‘pecado’ predileto, ela é a principal arma de defesa e é aperfeiçoada de forma muito rápida. Tanto para negar que usa alguma SPA (substância psicoativa) como para negar que o seu consumo é problema para si e/ou para os outros”. Nessa fase o dependente quando é confrontado com o problema diz: “Eu não sou viciado e paro quando quero”! Ou no caso do alcoólico: “Eu só bebo socialmente”! Obviamente que todos sabemos que as coisas não são bem assim como eles dizem.
A Fase da Ambivalência: mostra-se pela evidência de algum reconhecimento do problema, especialmente em horas críticas (ressaca), porém retrocede quando a situação melhora. O “reconhecimento categórico do problema somente ocorre a partir do momento em que a gangorra dos benefícios versus custos estiver contra o consumo da substância”. É a fase do ‘assume não assumindo’ do ‘eu sou, mas não sou’. Só admite que é quando o “bicho está pegando” depois quando as coisas ficam favoráveis já não admite mais. (Baseado em palestra do Prof. Rolf Roberto Krüger)
Continua semana que vem dia 23/10...
Queres ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL