"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

terça-feira, 21 de outubro de 2008

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA III

Dando continuidade ao detalhamento das Fases do Pré-Tratamento que foram citadas no dia 09/10 veremos hoje as fases da Motivação Extrínseca, Motivação Intrínseca e Prontidão para Mudanças.
A fase da Motivação extrínseca: admitem algumas coisas com relação ao vício, porém coloca a culpa em fatores externos. Muitos chegam à internação quando estão colhendo as conseqüências dessa fase. Essa precária motivação se caracteriza essencialmente pelo fato do residente não estar no tratamento por vontade própria. Muitas vezes expressa verbalmente com ‘(alguém) me internou’ é a Fase ‘dos outros é que me complicam a vida’.
A Fase da Motivação Intrínseca: é marcada pela “aceitação do uso de drogas e seus problemas associados, e um desejo expressado de mudança baseado em razões internas positivas e negativas”.
• Positivas se refletem em termos de auto-eficácia: possibilidades e desejos por um estilo novo de vida, alcançar coisas boas, vontade de crescer pessoalmente e melhorar os relacionamentos familiares e sociais.
• Negativas se refletem em termos de auto-reprovação: desejo de eliminar sentimentos de culpa, ódio próprio, desespero pessoal, devido suas feridas próprias ou fracasso próprio e/ou com outros.
A Fase da Prontidão para Mudanças: é a ação pró-ativa. É caracterizada por tentativas ‘menores’ para se abster, entre elas as mudanças (geográfica, religião, emprego, relacionamentos) e curtas inserções em internações/tratamentos. Nessa fase ainda não aceita o tratamento como sendo necessário. (Baseado em palestra do Prof. Rolf Roberto Krüger)
Continua semana que vem dia 30/10...
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL