"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A ESPIRITUALIDADE NA REABILITAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO

Porque a espiritualidade e fundamental no processo de reabilitação do usuário? A resposta é simples quando se busca tratar um doente precisamos olhar ele por completo, não podemos nos esquecer que o ser humano é corpo, alma e espírito. Se não cuidarmos dessas três partes o tratamento dificilmente vai obter sucesso.
O espírito é o grande problema do dependente e não só dele, mas de toda a humanidade. Porque digo isto? Basta olharmos para nós mesmos e para os que estão a nossa volta e iremos perceber que sentimos a falta de algo em nossas vidas, por mais sucesso que obtemos, sempre falta algo. Temos um buraco em nossas vidas, um vazio e estamos sempre tentando preenchê-lo. Todos tentam tapar esse buraco com trabalho, drogas, dinheiro, posses, comida, festas, jogos, etc. Estas são algumas das infinitas formas que tentamos para preencher o vazio.
Porém este vazio é o nosso espírito e nada do que pensamos ou fazemos poderá preenchê-lo a não ser DEUS por meio da fé. Mas o que é fé? A melhor definição de fé que já encontrei até hoje está na Bíblia Sagrada em Hebreus 11.1. Simplificando fé não vê ou sente, mas espera com certeza. É muito raro encontrar um dependente químico fora do vício por mais de dois anos que não teve um encontro pessoal com DEUS por meio da Bíblia.
Sem que se coloque DEUS em primeiro lugar dificilmente haverá espiritualidade e uma reabilitação sólida. Minha dica para quem quer se manter sóbrio é além de fazer o tratamento buscar conhecer DEUS através da leitura bíblica e conversar com Ele. Se precisar de alguma orientação escreva-me e terei prazer em ajudar.
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL