"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ALA DE DESINTOXICAÇÃO UMA NECESSIDADE

Em nosso artigo da semana passada disse que falaríamos sobre espiritualidade no processo de reabilitação do dependente químico. Porém, antes de começarmos a falar sobre tal assunto é necessário falarmos sobre a desintoxicação ambulatorial.
Este é o processo inicial de tratamento, pois os primeiros dias são os mais difíceis devido a grande ansiedade do organismo pelas substâncias psicoativas. Esta ansiedade elevada é chamada de crise de abstinência e pode levar a pessoa a ter alucinações, convulsões, etc. Por isso faz se necessário o acompanhamento vinte quatro horas por dia de uma equipe médica.
Chapecó possuía uma ala psiquiatra no Hospital Regional onde eram feitas as desintoxicações de dependentes químicos. Mas vergonhosamente há alguns anos esta ala foi fechada sem mais nem menos. Uma cidade com cerca de 164 mil habitantes segundo o IBGE, tem agora que enviar seus habitantes a outras cidades da região.
Há alguns dias atrás tive de encaminhar um usuário que queria ajuda e pasmem todos os hospitais da região que prestam este tipo de serviço pelo SUS estão lotados e chegam a ter fila de espera que vai até os primeiros meses de 2009.
Estamos sofrendo uma epidemia de crack e outras drogas. As mesmas geram cerca 85% da violência segundo fala do Coronel da Policia Militar. Eu quero aqui suplicar a nossas autoridades que tomem alguma providência pela reabertura desta ala ou uma nova ala. Precisamos tratar essas pessoas e trabalhar a prevenção ao uso de drogas de forma exaustiva com nossa população.
Façam alguma coisa, acordem!!!
Busca ajuda? Participe do Grupo de Apoio “AMAR A VIDA”! Reuniões todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa, Nº 1035E, (Casa de Oração) entre as ruas 7 de Setembro e Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL