"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

domingo, 17 de agosto de 2008

CIGARRO

CIGARRO


O tabaco foi descoberto no Caribe por Cristóvão Colombo no século XV, desde então se espalhou pela Europa e mundo. É responsável por 90% dos cânceres de pulmão e por 12 mil mortes por ano no país. Das mortes causadas pelo tabagismo 25% são decorrentes de doenças coronárias, como infarto do miocárdio.
Pesquisas indicam que 78% dos fumantes gostariam de parar com o vício. A maioria não consegue por dois motivos: dependência e hábito. A nicotina faz aumentar no cérebro os níveis de dopamina, um neurotransmissor que gera a sensação de bem-estar e resulta em dependência química. Fumar é um mau hábito arraigado no dia-a-dia. Sem o cigarro, a pessoa sente falta de algo na hora das refeições, das bebidas e até nos momentos de lazer. Para largá-lo, é preciso aliar planejamento e decisão.
Dicas para parar de fumar:
- Corte de vez o uso do tabaco.
- Observe como o cigarro está sendo absorvido em suas rotinas, café, refeições, conversas e intervalos de trabalho. Troque-o por recompensas, como relaxamentos, chicletes ou passeios;
- Busque um Grupo de Apoio;
- Fale com Deus, leia a Bíblia;
- As primeiras 72 horas são críticas para recaídas, ou quando sintomas depressivos aparecem. O pior é quando o fumante acha que "já conseguiu" parar e que não tem problema filar o cigarro de um colega;
- No caso de sintomas de abstinência (como insônia, dores de cabeça, aumento da tosse, etc.), é melhor pedir ajuda psiquiátrica: que poderá usar chicletes de Nicotina e medicamentos para aliviar a ansiedade e a depressão.
No caso de não conseguir parar de uma vez, não desanime! Lembre-se que a interrupção do hábito de fumar é um processo, e fracassos iniciais devem servir para o aprendizado, não para o desânimo.
Participe do Grupo AMAR A VIDA todas as quintas-feiras às 20hs, rua Borges de Medeiros 920-E, esquina com a Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL