"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

domingo, 17 de agosto de 2008

CO-DEPENDÊNCIA

CO-DEPENDÊNCIA


A família sofre muito com o uso de drogas por um de seus membros. Decorrente deste sofrimento surge a co-dependência uma doença que afeta muitos daqueles que convivem com o dependente químico. O co-dependente deixa de viver sua própria vida e passa a viver na dependência dos acontecimentos que ocorrem na vida do dependente químico, está sempre consertando os atos inconseqüentes do dependente, tenta esconder do resto da sociedade algo que todos já sabem e pior ainda acaba por facilitar a vida para que o usuário continue a se destruir com o vício.
A co-dependência é classificada em 5 fases:
Negação – A família não aceitam a dependência química de um membro e tenta esconder.
Depressão – Constatada a dependência, aparece a tristeza, dor, vontade de chorar, gritar, vazio, culpa, medo, impotência, desconhecimento do que fazer e onde procurar auxílio, brigas no lar, a alegria desaparece.
Negociação – Promete-se algo para que o usuário deixe o vício. O único acordo que deve ser feito é: O dependente precisa se submeter ao tratamento. O seu bem estar, saúde física, psíquica, emocional e sua vida é o objetivo final de todo o processo.
Raiva – O co-dependente tem vontade de esganar o dependente químico. É um sentimento ruim, atrapalha a vida, dificulta o bom senso e a habilidade de resolver as situações que aparecem durante o processo terapêutico, por isso necessita ser tratada.
Aceitação – É demorada, dolorosa e difícil. Aceitar é ser humilde, possuir sabedoria, saber que o sentimento de culpa precisa ser tratado. Aceitar a co-dependência é o início do processo terapêutico.
Busque ajuda: participe do Grupo AMAR A VIDA todas as quintas-feiras às 20hs, rua Borges de Medeiros 920-E, esquina com a Guaporé, bairro Presidente Médice.

Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL