"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

ÁLCOOL X SAÚDE

ÁLCOOL X SAÚDE

O álcool é a droga lícita mais consumidas no Brasil, seu consumo não só é tolerado, mas também incentivado como demonstração de “bem viver”, além de ser fonte de vultosos lucros. Seu uso em nosso país é regulamentado por leis que proíbem a sua comercialização para menores de 18 anos e proíbe sua ingestão para execução de algumas atividades, como dirigir.
A diversidade de apresentações e marcas comerciais de bebidas alcoólicas é imensa, sejam elas de origem destilada ou fermentada, com os destilados habitualmente possuindo maior concentração do princípio ativo, o etanol. Além do etanol, as bebidas freqüentemente contêm corantes, aditivos, compostos vegetais, essências etc., que podem ter efeitos danosos. As bebidas alcoólicas são depressoras do sistema nervoso central, isto significa dizer que se você estiver triste beber não vai resolver, bem pelo contrário.
O etanol irrita o cérebro e facilita a ocorrência de convulsões. Pode ainda desencadear ou agravar quadros de pancreatites, hepatites, neuropatias, demência, desnutrição, derrames cerebrais e infartos, distúrbios da coagulação do sangue(naqueles com algum grau de insuficiência hepática), agravos relativamente comuns entre pessoas que vivem com HIV/AIDS. O álcool potencializa efeitos perigosos de outros medicamentos, principalmente calmantes e soníferos, que podem ter efeitos colaterais perigosos quando a ele associados, aumenta ainda o risco de infecções, por prejudicar o funcionamento das células de defesa.
Todos os efeitos maléficos já apresentados acima são resultado de pesquisas sérias.
Participe do Grupo AMAR A VIDA todas as quintas-feiras às 20hs, rua Rui Barbosa aos fundos da Casa de Oração, bairro Presidente Médice.
Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL