"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

domingo, 10 de agosto de 2008

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

DEPENDÊNCIA QUÍMICA


O uso e abuso de drogas sejam elas lícitas ou não, podem levar ao desenvolvimento de uma doença chamada Dependência Química (alcoolismo, drogadição, tabagismo, etc). Esta doença é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e está descrita no CID 10 – F1x.0, F1x.2, F1x.3 e F1x.4 (Código Internacional de Doenças): compondo um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos no qual o uso de uma substância alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo que outros comportamentos que antes tinham maior valor. Em outras palavras a pessoa acaba vivendo para o vício, não consegue fazer nada se não estiver sobre efeito da droga.
Como identificar a doença? Característica central – forte desejo de consumir drogas psicoativas (fissura); Dependência Fisiológica – o corpo não pode ficar muito tempo sem a droga, pois já a identifica como alimento; Tolerância – usa uma quantia cada vez maior tentando sentir o mesmo prazer da primeira vez, o que jamais acontecerá; Síndrome de Abstinência – se passar muito tempo sem usar fica altamente irritado podendo ter convulsões, entre outros sintomas.
Alguns motivadores para o uso de drogas podem ser: busca de prazer; aliviar tensões; fazer parte ou pressão de um grupo; curiosidade; problemas familiares ou pessoais; desafiar a “lei e a ordem”; etc.
Mas não importa saber do quê ou de quem é a culpa depois que a doença está instalada, é necessário que o doente e familiares busquem ajuda ainda que somente o familiar a queira, pois correm o risco de se tornarem co-depententes (outra doença que afeta as pessoas próximas do dependente).
Querendo ajuda participe do Grupo de Mútua Ajuda AMAR A VIDA todas as quintas-feiras às 20hs, rua Borges de Medeiros 920-E, esquina com a Guaporé, bairro Presidente Médice.
Fábio Marzarotto
marzarotto@gmail.com

DESTINO FINAL